Frenectomia / frenotomia

Frenectomia: retirada do freio labial ou lingual, a qual é indicada somente para aquelas pessoas que possuem excesso dessa estrutura em uma dessas regiões.

 

Normalmente a cirurgia é indicada quando o freio labial afeta os dentes, fazendo com que eles apresentem um quadro de diastema (separação). Já o freio lingual, que gera a conhecida “língua presa”, costuma ser identificado ainda nos primeiros meses de vida e pode afetar a amamentação, deglutição e a fala. Por isso é tão importante levar o bebê para uma primeira consulta já nos primeiros meses de vida.

 

É importante destacar que se trata de uma intervenção simples, rápida, realizada no consultório odontológico e que requer apenas anestesia local.

Os freios orais são membranas de tecido localizadas na boca, como o freio labial superior e o freio lingual que pode causar problemas durante a amamentação quando é curto ou restritivo.

Qual o impacto na amamentação?

Quais os Benefícios da frenectomia lingual:

Em geral, é recomendado realizar o procedimento o mais cedo possível, quando os problemas de amamentação são identificados. Assim, o bebê pode se beneficiar rapidamente da correção do freio lingual e da melhora na amamentação.

Cuidados pós-operatórios e:

Lembre-se de que é importante consultar um Odontopediatra, entre em contato e agende uma consulta para o seu filho!

Podemos ajudar?