Tratamento da Síndrome Mão-Pé-Boca

Síndrome causada pelo vírus Coxsackie afeta principalmente crianças antes dos cinco anos e costuma vir em surtos

A doença mão, pé e boca é uma doença altamente contagiosa que afeta principalmente crianças menores de cinco anos. Causado pelo vírus coxsackie, recebe o nome das lesões que aparecem principalmente nas mãos, pés e área da boca.

Embora mais comum na infância, o distúrbio também pode se manifestar em adultos. A síndrome foi documentada pela primeira vez na Nova Zelândia e Canadá em 1957, segundo documento científico da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).

A maioria das infecções mostra um padrão em países com climas temperados entre o verão e o outono. No Brasil, porém, o indicador é menos característico. Um fator-chave nessa condição é que ela geralmente se manifesta, especialmente em locais com muitas crianças.

Quais são os sintomas?

• Febre acima de 38ºC;
  • Dor de garganta;
  • Baba excessiva;
  • Vomitar;
  • Mal-estar;
  • Diarréia;
  • Perda de apetite;
  • Dor de cabeça;

Esses sintomas aparecem de 3 a 7 dias após a contração do vírus. Depois de mais 2 a 3 dias, manchas vermelhas ou bolhas geralmente aparecem nas mãos e pés, bem como úlceras orais, que são úteis para o diagnóstico.

Como é transmitida a doença mão-pé-boca?

O vírus da mão-pé-boca é transmitido por contato próximo, gotículas, secreções, saliva e até fezes contaminadas. O pico de transmissão ocorre na semana em que as lesões físicas aparecem.

A doença se espalha facilmente em locais com muitas crianças, como creches e escolas. Objetos tocados por uma pessoa infectada são um dos vetores de contaminação.

O vírus é transmitido pelo ar, então, por exemplo, qualquer pessoa que tenha tido contato com uma criança infectada pode ter contraído a síndrome.

Como tratar?

Não existe tratamento específico para a síndrome mão-pé-boca. O que se faz no caso de uma infecção é tratar os sintomas quando eles aparecem e incomodam a criança. É indicado fazer o uso de antitérmicos para baixar a febre no primeiro dia e analgésicos para diminuir a dor das lesões.

O uso de emolientes – óleos e pomadas que hidratam a pele – das bolhas pode aliviar a dor localizada. Uma ressalva importante é que as crianças infectadas devem ser retiradas imediatamente das escolas, creches e convivência em grupo.

O tratamento dura cerca de 7 dias e é importante que a criança não vá à escola ou creche durante esse período para não contaminar outras crianças.

Mas o mais importante é que o tratamento da síndrome mão, pé e boca deve ser orientado por um pediatra ou clínico geral, com o uso de antitérmicos, anti-inflamatórios, antipruriginosos e cremes para aftas para aliviar os sintomas.

Podemos ajudar?