Impacto da chupeta e chupar o dedo na saúde bucal

Embora tenha se tornado um hábito muito comum na vida das crianças e cuidadores que buscam acalmá-las, o uso de chupeta e chupar o dedo podem ser prejudiciais à saúde e problemas psicológicos.

Os pais e responsáveis ​​precisam saber que o uso prolongado de chupetas e dedos pode interferir no desenvolvimento dos ossos faciais das crianças, afetar sua mastigação e até mesmo afetar sua própria respiração e fala.

A extensão em que esses dois comportamentos afetam a vida de uma criança depende da frequência e da intensidade com que eles o fazem. Desde o momento em que deixam a chupeta na boca ou chupam o dedo, e o quanto pressionam para chupar.

Devido ao estresse causado por esse hábito, chupar o dedo pode atrapalhar o desenvolvimento e função da mandíbula e mandíbula, também pode danificar as articulações e em outros casos pode até levar a uma face deformada devido à formação incorreta desses ossos.

Como mencionado anteriormente, a chupeta e a sucção de dedo podem afetar a capacidade de mastigação da criança, afetando sua força de mordida e o desenvolvimento de seus dentes, que podem ficar tortos e causar problemas como abertura e fechamento.

Além de todos esses fatores que podem ser causados ​​por esse hábito, os dentes permanentes de uma criança também podem ser danificados, pois em alguns casos, eles podem ficar danificados ou até mesmo ficarem presos e não puderem ser extraídos.

Fique atento ao nosso blog para receber mais novidades e dicas que vão te ajudar no seu dia a dia. Assim você sempre pode ter informações que vão te ajudar a melhorar sua higiene bucal e se manter em dia.

Quais são as consequências do uso de chupeta?

Articulações faciais: O hábito de chupar chupeta pode eventualmente levar a distorções de desenvolvimento na estrutura da boca e da face. Crescimento desordenado dos ossos faciais, afetando a função de deglutição,

Mastigar, falar e respirar.

Respiração pela boca: O hábito de chupar chupeta facilita a respiração falsa pela boca. Esse tipo de respiração bucal pode levar a alterações posturais, sono perturbado e, às vezes, ronco. Isso também faz com que a criança se sinta cansada e distraída, contribuindo para alguns partos difíceis. A respiração bucal também pode causar alterações físicas, problemas de nutrição e crescimento.

Diminuição do leite materno: A sucção de chupeta artificial pode causar uma perda de tônus ​​nos músculos faciais, especialmente os músculos dos lábios e da língua, o que acaba confundindo o bebê e fazendo com que ele não consiga mais chupar o bebê. correto.

Por isso, vou sempre ressaltar o quanto o papel da prevenção odontológica é extremamente importante e fundamental na saúde e qualidade de vida da criança.

Podemos ajudar?