Olá, agende sua consulta
ou tire suas dúvidas conosco.

INFORMATIVOS


Por que os bebês não precisam de travesseiro?


Uma das principais medidas para prevenção da síndrome da morte súbita dos lactentes é não deixar nenhum objeto solto no berço, como travesseiros, cobertores ou rolos posicionadores.

Mas muitas famílias ficam inseguras quanto a essa questão. Se para nós, adultos, costuma ser tão desconfortável dormir sem travesseiro, por que faríamos isso com os bebês?

A resposta é simples. Primeiro é que mesmo os travesseiros mais finos e “projetados para bebês” podem levar a um sufocamento nos menores de um ano podendo causar até a morte.

Segundo, que a função do travesseiro nos adultos é ajudar a alinhar a coluna quando dormimos, especialmente de lado. Nos bebês isso não é necessário, pois a cabeça deles é muito maior em proporção ao ombro. Só observar a imagem.

E aqueles travesseiros que prometem impedir com que a cabeça do bebê sofra um achatamento na parte posterior?

O risco é o mesmo. A melhor maneira de prevenir o achatamento da cabeça é mudando a posição da criança durante o DIA! Vale colocar no colo, usar sling, deixar de bruços (nessa última posição sempre com o bebê acordado e sob supervisão)...

Quando ,então, começar a usar travesseiro? A partir dos dois anos eles estão liberados, buscando sempre um modelo proporcional ao tamanho da criança! Nessa idade o risco de sufocamento é quase nulo e a cabeça já começa a ser proporcionalmente menor do que o ombro.

Texto: Luciane Baratelli
Neuropediatra.