Splintagem em Dentes de Leite

💥Traumatismos dentários em crianças são situações comuns de urgência odontológica e, podem envolver dente, estrutura periodontal (que insere e sustenta o dente no osso), óssea e tecido mole (gengiva por exemplo).

☝🏼Em alguns casos, após o trauma os dentes ficam com mobilidade moderada ou severa e/ou mudam de posição, precisam ser reposicionados e imobilizados por meio de uma contenção a fim da estabilização dos elementos dentários afetados pelo trauma (técnica denominada de Splintagem).

〰A Splintagem só deve ser escolha de tratamento quando o atendimento inicial acontece logo em seguida do trauma, aumentando então as chances de recuperação das estruturas envolvidas.

👉🏻 Existem vários materiais para splintagem, mas, na maioria das vezes, são realizados com fio de aço ou nylon e colados aos dentes com resina composta (material restaurador). ⏳O tempo de permanência da splintagem vai depender do tipo e da gravidade do trauma, assim como do material que será utilizado.

🎯Para o sucesso do tratamento alguns hábitos precisam ser adotados, por exemplo, alimentação líquida ou pastosa, remoção de hábitos de sucção (chupeta, dedo e mamadeira) e não morder com os dentes traumatizados. Além da higiene bucal 💦, que nos primeiros dias pode ser realizada com gaze embebida de clorexidina nos dentes traumatizados e normal com escova nos demais dentes. Aos poucos voltando a escovar normal, pois manter uma boa higiene é de extrema importância para a cicatrização dos tecidos. ✅

💊Quando necessário, analgésico em casos de dor, anti-inflamatório ou antibiótico e sempre verificar se o paciente está com a 💉 vacina antitetânica em dia.

⚠ O acompanhamento clínico e radiográfico será feito para avaliar sequelas no dente decíduo traumatizado e em seu sucessor permanente até este erupcionar.

Fonte: https://www.odontopediatriabrasil.com.br

Podemos ajudar?